segunda-feira, 18 de junho de 2007

Jurassic Park.


Li umas das melhores notícias que eu poderia ler.
Uma novidade que realmente me deu entusiasmo.
Em breve, Jurassic Park IV.
O máximo!


Nos últimos tempos, ou melhor, da virada do milênio pra cá, o Cinema mudou drasticamente.
A impressão que se tem, é que a grande maioria dos filmes atuais são... iguais. Os mesmos temas, para o mesmo público. Por exemplo, quem diferencia o Suspense do Terror? Hoje, se diz: "Suspense é um Terror leve". Não. Não é assim. Ou ao menos, não era pra ser.
O fato é que a indústria cinematográfica tem pecado muito. O que era Arte, agora não passa de um entretenimento tedioso. Não há mais toda aquela emoção e admiração de assistir a um longa com seus efeitos, atuações fantásticas, bons focos, boa produção e etc. Apenas se assiste, e se for bom, guarda a história. Os papéis se inverteram.
Ninguém lê o livro, assiste o filme. Ou seja, o filme está servindo de contador de história e não de produção de imagens/vídeos.
E o que a desvalorização do Cinema tem a ver com o novo Jurassic Park?
Tudo!!!
No primeiro parágrafo, falei sobre a igualdade dos filmes atuais. Pois bem, eis uma excelente produção herdada dos anos 90: JURASSIC PARK.
Excelente!
Principalmente em 1993: todos os efeitos, produção e tudo que se tem direito. Ah, vamos, tudo nele foi espetacular.
Visão crítica dos três filmes? É, confesso que não tenho uma queda, tenho um tombo pelo primeiro.
O primeiro, teve a direção do Steven Spielberg. Foi a história original do Michael Chrichton. O início, a novidade e é claro, a MEGA produção. Tudo muito pensado e elaborado. Os atores conseguiram, e com louvor, passar aquela emoção científica ao ver algo nunca visto. Em outras palavras, ao ver o "Eureka!".
O segundo, foi bom. Mas nada comparado ao primeiro. Não teve aquela preocupação com a emoção, com a vista ampliada e próxima de quem o assiste, quesito presente no primeiro. No "Lost World" conseguiram continuar o super filme (tarefa que nem de longe, seria fácil) com um bom enredo e aventuras que chamam toda a atenção. Só faltou a proximidade do filme com a pessoa (traço marcante do glorioso Spielberg).
Apesar de todas as críticas, eu como boa fiel fã, gostei do terceiro. Reconheço que dos dois anteriores, ele se diferencia. Mas não por superioridade, e sim pelo cárater desenvolvido. No primeiro, está tudo voltado para a Ciência, a emoção dos paleontólogos. No segundo, apesar do pouco foco, também. No terceiro, acredito ter um cárater humanístico. Já não há preocupação com descobertas ou estudos, mas com a vida. O foco se volta todo para o garoto perdido, para os pais preocupados e para saírem vivos da ilha. Isso não é uma crítica. Já disse que gostei e muito do filme. Apenas acho que mesmo sendo um bom filme não é muito pertencente a história do Jurassic Park. É um bom filme de Aventura.
Esses são meus pontos de vista dos filme até agora lançados. Mesmo sendo diferentes, gosto de todos. E meu favorito, é o primeiro.



Todavia, falemos do quarto. A notícia foi lançada pela atriz Laura Dern (Dra. Ellie Sattler no I e no III) em abril deste ano. Segundo a notícia, as filmagens começam este ano e é provável que seu lançamento seja em meados de 2008. A direção será de Joe Johnston (acredito que com o auxílio do Steven) e o roteiro de William Moanaghan.
Será que ele vai desbancar o primeiro no meu gosto?
Sem pessimismo, acho pouco provável. Vejo talento em tudo do Spielberg.
Mas ainda há esperança. E que seja um ótimo filme, a altura pra ter o privilégio de pertencer a coleção a carregar o poderoso nome de JURASSIC PARK.

Nenhum comentário: